DEPRESSÃO....


Imagem: google.com


Ela não vem de uma vez, ela chega aos poucos e devagar se instala. Ela não pede licença, simplesmente adentra, porque é intrusa; gradativamente a pessoa depressiva (ainda sem saber), vai mudando a sua vida e suas relações interpessoais e de repente: bbbbbuuuuummm! Exatamente assim: EXPLODE! 
Depressão não é frescura (como muitos dizem), ela é uma doença e séria. Ayla tu é depressiva? Não! Mas convivo há mais de 8 anos com uma pessoa que tem esta doença silenciosa! A depressão é um alerta de que a vida da pessoa não está bem, seja por motivo de saúde, financeiro, sentimental, interpessoal.......
A depressão faz com que a pessoa deixe de se cuidar, de atentar-se para as coisas mais básicas, porque para a pessoa tanto faz como tanto fez; a pessoa não sente prazer na alimentação, passa a dormir pouco, mudando completamente o seu estilo de vida. Mas, qual a sensação? Não sei! Sei pelo que observo, a pessoa depressiva fica angustiada, não rende no trabalho, não tem vontade para nada, a não ser se trancar dentro de um quarto e se isolar. E é exatamente este o pior erro, porque a depressão quer exatamente isso, que a pessoa se entregue! A depressão manda o comando para o cérebro, o cérebro acata e daí o quadro vai só se agravando.
Mas como curar a depressão? Em primeiro lugar a pessoa depressiva precisa QUERER. Não adianta a gente falar nada, porque entra num ouvido e sai no outro, mas a pessoa depressiva, precisa QUERER de corpo, alma e coração AMAR-SE! Não adianta a pessoa ajoelhar e pedir a Deus a cura, porque a saída está dentro dela. É preciso dá um chega pra lá nos problemas e REAGIR! 
Ah, mas reagir como? Ayla tu diz isso porque não teve e nem tem depressão. Graças a Deus não! No entanto quando você passa a olhar o mundo de uma pessoa depressiva e você sabe que ficando em casa os problemas não irão sumir, eu posso dizer com todas as palavras! SAIA, TOME UM BANHO DE SOL, OLHE PARA FORA DE VOCÊ, REAJA, CONVIVA COM PESSOAS POSITIVAS, QUEIRA, LUTE CONTA A DEPRESSÃO!!!!!!
Lisa Starr, em seu estudo científico escreveu: “São as atividades sociais – ou seja, experiências positivas e cotidianas que envolvem outras pessoas – que podem estar mais propensas a iluminar o humor daqueles que lutam contra a depressão.”.
Então se os dias da pessoa depressiva estão sem cor, sem sabor e sem vida, é preciso REAJIR, é preciso QUERER, é necessário sair do escuridão para a luz!!! Acredite que PODE! Acredite que o maior problema está dentro de você!!! REAJA, QUEIRA, AME-SE! 


Beijos mil,
Ayla Sousa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

INSTAGRAM FEED

@aylablogueira