SESI DE CAMOCIM... ENFIM, UM DESTINO!

-->
 ...O sonho de Camocim voltar a ter como realidade a reativação da sede social do SESI está com os dias contados... O local que já deu educação, cultura e esporte há tantas gerações de camocinenses chega ao seu fim de forma triste, injustiçado e sem nunca ter tido a recíproca à altura de sua importância na cidade... (www.camocimonline.com)

Eu fico às vezes pensando que nós Camocinenses, nunca fomos cidadãos de exigir nada. Ao longo da história (e nessa época eu era recém nascida); o povo foi à rua, protestou para não tirarem a Estrada de Ferro de Camocim (e tiraram). Agora imaginem algo que não foi feito protesto, que está a mais de 10 anos desativada e ninguém simplesmente fez nada? Esse aí mesmo é que fica mais fácil de ter donos (como ficou definido seu novo dono). Alguém pode dizer: “nossa como sou insensível”; mas não é verdade; eu também tive minha história no SESI de Camocim. Foi lá que aconteceu a minha festa de Formatura em 1992 (com a Banda Azul); foi no SESI que Evandinilson tentou me ensinar voleibol, foi no SESI que vibrava a cada disputa no torneio da Independência; foi no SESI que vivenciei (nas arquibancadas) alguns beijos calientes... Enfim, todos nós, de alguma maneira fizemos parte dessa história.
Mas, e se leiloaram quem pode impedir? Não tiveram tempo suficiente para que se percebesse o potencial do prédio do SESI? Por que a revolta, numa cidade que já teve muita coisa boa? Aqui teve teatro, cinema, fábrica de castanha, fábrica de algodão, fonte luminosa, estrada de ferro, navios, coreto... O SESI com dono definido, é só um declínio a mais na história dos 130 anos de Camocim.
Quando se chega ao fim de alguma coisa, é porque aquela coisa não tinha uma importância tão elevada no conceito da maioria. E se não foi remediada a situação, é porque todos foram coniventes com ela. Quando se almeja algo, é só arregaçar as mangas e seguir em frente. Tenho certeza absoluta que projetos não faltaram para ser colocados em prática, caso o SESI tivesse administradores de peso.
Quando aluna de Educação Física do Campus de Camocim, lembro que foi feito um levantamento de todos os pontos fortes para a prática do desporto em Camocim e o SESI estava incluso nesse projeto. Lembro também de um Seminário de Educação Física e Políticas Públicas que aconteceu no Liceu Deputado Murilo Aguiar, para a elaboração de um projeto de esportes para o município de Camocim... (do que foi feito de lá para cá, aí é outra história que não vale a pena descrever aqui).
Portanto, meus caros leitores, as histórias de vocês, assim como as minhas, ficarão nas lembranças. Nem mais, nem menos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

INSTAGRAM FEED

@aylablogueira