DIA 08 DE MARÇO...


Foi na Alemanha, em 1914, que ocorreu no dia 08 pela primeira vez o Dia da Mulher. No entanto, muitas mulheres, atribuem o 08 de março de 1917 como provável motivo para a fixação da homenagem. Naquele dia, operárias russas deram início a uma greve que acabou culminando na Revolução Russa. O fato é mencionado em documentos históricos, escritos por um dos dirigentes da revolução, Leon Trotsky. Em 1921, surgiu a proposta de fixar o dia 08 de Março, como oficial em todo o mundo, que passou a ser comemorado a partir de 1922, como símbolo da participação feminina nas atividades de transformação social.
E em meio a essa transformação social e o mundo respirar o capitalismo e ser tipicamente machista, podemos observar que aos poucos as mulheres estão dominando e conquistado seu espaço. Perceberam à sua volta quantas mulheres são lutadoras e equilibristas nesse mundão de Meu Deus? Perfeccionistas, ponderadas; algumas vezes perdemos o foco e a razão, deixamos a emoção nos dominar, mas continuamos firmes em nossos propósitos. Ainda ouço homens “sapiens” dizer que lugar de mulher é dirigindo um fogão e esfriando a barriga num tanque de roupas, cuidando dos filhos e esperando o maridão com uma comidinha quente e saborosa. Eccaaaaaaaaa!!!!
Para tudo! Se isso acontecesse será que existiria menos agressão à mulher? Se o homem continuasse a ser das cavernas com seus tacapes, a mulher seria mais respeitada? Acho que não! Na real? Acredito que foi o machismo e a falta de respeito dos homens que impulsionou na mulher, o desejo de ir além!
Alguns atos de estupidez ainda permeiam, existem mulheres que apanham todo dia, mas que não consegue denunciar seu “marido” agressor; existem mulheres que vivem recebendo “galhada”, mas sempre perdoa o “marido”, porque ele não fez por maldade, etc. Enfim, existem mulheres de tudo que é jeito. E viva o equilíbrio!
Que hoje, 08 de Março, seja comemorado o Dia da Mulher! Mas que essa comemoração sirva para quebrar as algemas de quem vive presa aos padrões sociais de um casamento “feliz”; que seja desatado nós da fachada da felicidade! Custa muito encarar os problemas? Hoje ouvi uma pessoa dizer que podemos tudo, basta desejarmos e fazermos acontecer! Faça acontecer então uma mudança em sua vida.
Hoje o dia amanheceu tão lindo e ensolarado. Vá, desperte para a vida e seja feliz!

Um comentário:

  1. Pasrabéns pelo dia internacional da mulher e parabéns por você ser mulher!!

    Fco. Souza

    ResponderExcluir

INSTAGRAM FEED

@aylablogueira