Meu passado e minhas lembranças....

Minha avó: Romana


Minha mãe: Lucimar

Olhando essas fotos tão reais e tão presentes, me vi voltando ao passado, na época que eu uma menina e não fazia a mínima ideia que iria passar por dissabores, para me tornar uma mulher. Olhando essas fotos, vem, mesmo que eu não queira, uma nostalgia... Relembro das dificuldades que passamos, relembro dos cadernos protegidos por papel embrulho, relembro das bonecas de pano, do saco de plástico para proteger meus livros da chuva! 
Minha família??? Naquela casa de taipa, onde a luz vinha de uma lamparina a querosene, eu ouvia as estórias contadas por minha avó Romana, até eu dormir, enquanto minha mãe Lucimar torcia tucum ou bordava à luz da única lamparina, que ficava em cima do tamborete e que depois, passava pra cima da parede para iluminar a sala e o quarto (onde eu dormia)!
Éramos tão humilde e tão felizes, mas contávamos sempre uma com a outra, éramos as três Marias, juntas e contra o mundo...! O tempo foi passando, eu fui crescendo e ao longo da caminhada, nos perdemos... As três Marias não falavam a mesma língua, não conseguiam se entender, pareciam não ser mais parte de um elo...!
Eu sei que o ontem não vai voltar e o que presente é minha única certeza! E mesmo que eu não tenha um álbum de família, as lembranças continuarão gravadas na memória e em momentos como esses (vistos em fotos) eu posso mergulhar no tempo e lá fazer meu aconchego!
Hoje coleciono histórias e momentos. Eu sei que a estrada existe, eu sei que estou caminhando, mas não sei onde ela vai me levar; por isso, sigo em frente, porque ainda existem algumas histórias para viver e muitas palavras para escrever!!
A minha família??? Ah, ela não está mais unida, mas, eu sei que um dia, seremos novamente uma família!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

INSTAGRAM FEED

@aylablogueira