O QUE É DINHEIRO BOM?

Ah! Dinheiro... Neste momento lembro-me da letra de Paulinho da Viola, que diz: “dinheiro na mão é vendaval, dinheiro na mão é solução e solidão...”.
E dinheiro na mão é vendaval? É status? São conquistas de amizades “sinceras”? Dinheiro na mão abre portas? Cura doenças? Salva almas? Dá a salvação?
Martha Medeiros escreveu algo bem interessante sobre esse assunto: “[...] o rico que esnoba pessoas humildes, tem um dinheiro que grita. O que que trata com respeito e gentileza, tem um dinheiro silencioso [...]”.
O maior nojo que eu tenho são de pessoas ricas, que usam os mais humildes para mostrar poder. Porque de poder para poder; não se preocupe; sempre falam a mesma língua. Minha maior indignação são de pessoas que usam o dinheiro para esnobar e ser arrogante; como se porventura, aquela mísera moeda, o transformasse num ser superior! Tolice de quem pensa assim e idiota quem age nessa filosofia!
Dinheiro é bom, sem dúvida, mas carrega consigo esnobismo e luxúria. Dinheiro é bom, não resta dúvida, mas traz consigo “tantos amigos”, que é bom ficar com a “barba de molho”. Meu amigo não se iluda! Você já se perguntou quem são seus verdadeiros amigos? Já se perguntou o que aconteceria se seu dinheiro sumisse de repente...? Seus “amigos” sumiriam ou estariam com você até o último momento? Se sumirem, não se preocupe: você não conquistou amigos, você os comprou! O que restará dessa lição de vida? Ainda restará a arrogância e desfaçatez do passado? Restará humildade para retornar aos amigos do passado, que você deixou relegado em segundo plano? Sobrará a solidão devido a uma tola ilusão de poder?
O que é dinheiro bom? Já parou para analisar? Dinheiro bom é aquele conquistado com o suor do seu trabalho. Dinheiro bom é aquele conquistado pelas noites mal dormidas e pelas batalhas do cotidiano. Dinheiro bom é aquele que não humilha e que não grita! Dinheiro bom é o que cala e não esnoba. Dinheiro bom é aquele que presenteia sem esperar retorno. Dinheiro bom é o que ajuda sem alardear! Dinheiro bom é aquele que chega de mansinho e permanece quieto... 
Como anda seu dinheiro? Como anda suas amizades? Como está o nível do seu silêncio? Como caminha a sua arrogância? Como está a sua solidão?


Nenhum comentário:

Postar um comentário

INSTAGRAM FEED

@aylablogueira