DITOS POPULARES NUMA VERSÃO CAMOCINENSE....


Qual a medida para um doido? Um doido e meio. Comigo é 8 ou 80. Não adianta insistir, aprendeu não leu, o pau comeu. O que é mais importante: Um passarinho na mão ou dois voando? Pressa eu tenho, mas devagar se chega ao longe. Sou camocinense e a vingança é um prato que se come frio. Não sou ave, mas de grão em grão a galinha enche o papo. Ter pressa para que, se o destino é a morte? Tem gente que não ata nem desata.
Na minha infância eu sempre ouvi: pau que nasce torto nunca se endireita. Ah, qual o problema? Questão de gosto, não se discute e na realidade deveria ser cada macaco no seu galho, porque o que é bom dura pouco e se não se toma cuidado, quem com ferro fere, com ferro será ferido.
Quem quiser achar que seguro morreu de velho tudo bem, para mim quem calça o sapato é quem sabe onde ele lhe aperta. O tempo passa, o tempo voa, mas panela velha é que faz comida boa. E não adianta discutir, água mole em pedra dura, tanto bate até que fura; Não sei ingênuo: se a esmola for grande, abra o olho, todo cego desconfia.
Está triste e desanimado? Quando vai o anel, fica o dedo e na incerteza saiba que a esperança é a última que morre; e quem espera, sempre alcança. Tem medo de algo? Fale, porque quem não fala, Deus não escuta e se as coisas não caminham como você deseja; relaxe: um dia é da caça, o outro do  caçador. Já ouviu que quem tem telhado de vidro, não joga pedra no telhado do vizinho e por mais que a grama do vizinho seja mais verde, cada um colhe o que planta.
Nesse jogo de palavras: se correr o bicho pega e se ficar o bicho come. Você quer cansar à toa? Vaso ruim não se quebra. E o que não tem remédio, remediado está, o melhor é deixar quieto. Sou assim pelo simples fato de que quem canta seu males espante. E se por ventura eu estiver com faca e o queijo na mão, não tenha dúvida, comerei até as migalhas! Afinal, nunca fui uma santa do pau oco... Posso não ter eira nem beira, mas para mim cada coisa tem seu lugar e se com fogo ninguém brinca, não venha brincar comigo.
Você quer agradar todo mundo? Eu não. Porque é difícil agradar a Gregos e Troianos, portanto, não é minha filosofia jogar pérolas aos porcos; no fim, quem agrada a todo mundo, não agrada a ninguém! E se eu vim aqui para ser feliz, vou arriscando, porque quem arrisca não petisca!

Um comentário:

  1. Talvez seja por isso que: cachorro mordido de cobra tem medo até de linguiça; cobra que não anda não engole sapo e barata viva não atravessa galinheiro... Beijo.

    ResponderExcluir

INSTAGRAM FEED

@aylablogueira