O QUE É SER PROFESSOR...???



“Sou professor a favor da decência contra o despudor, a favor da liberdade contra o autoritarismo, da autoridade contra a licenciosidade, da democracia contra a ditadura de direita ou de esquerda.
Sou professor a favor da luta constante contra qualquer forma de discriminação, contra a dominação econômica dos indivíduos ou das classes sociais.
Sou professor contra a ordem capitalista vigente que inventou esta aberração: a miséria na fartura.
Sou professor a favor da esperança que me anima apesar de tudo.
Sou professor contra o desengano que me consome e imobiliza.
Sou professor a favor da boniteza de minha própria prática, boniteza que dela some se não cuido do saber que devo ensinar, se não brigo por este saber, se não luto pelas condições materiais necessárias sem as quais meu corpo descuidado, corre o risco de se amofinar e já não ser testemunho que deve ser de lutador pertinaz, que cansa, mas não desiste”
.Paulo Freire.


Paulo Freire o grande mestre, já descreveu o que é ser professor. Mas para você, o que é ser professor nos dias de hoje? 
Será apreender conhecimentos em meio a tanta (des)transformação? Será lutar por uma causa, que se perde a todo instante? Será correr o risco, em meio a tantos riscos? Será alimentar a alma de conhecimento, de tantas almas que não querem conhecimento? Será prosseguir firme no exercício diário, quando não se tem força para prosseguir em meio a tanta pressão? Será ser janela aberta, quando fecham as portas do saber? Será lutar pela transformação da educação, quando esta educação está sendo modificada tão erroneamente? Será conhecer os limites do outros, quando ninguém sabe o que é limite? Será acreditar no sonho de uma sociedade melhor, justa, solidária, inclusiva; quando a prática mostra ao contrário? Será ofertar amor, respeito a construção de um mundo melhor, quando essas ofertas de paz, são ferramentas contrárias para a destruição do mundo?
O que diria Paulo Freire nos dias de hoje? Qual seria seu pensamento sobre a educação do século XXI e o papel que o professor está inserido? Você pode pensar que sou contrária à esperança e a beleza da educação. Ao contrário, sou a favor da educação quando ela realmente acontece. Eu sou contrária aos índices de analfabetismo e alfabetos funcionais das grandes estatísticas brasileiras; sou contrária às máscaras do tudo bem e do vamos chegar lá; sou contrária ao plágio mal feito das escolas européias no ensino público; sou contrária aos desmandos exacerbados do sistema educacional. Sou contrária a esta “democracia” a favor da liberdade contra a autoridade; mas que na prática é completamente contrária.
Sou contrária aos enganos, ao capitalismo que algema. Sou contrária ao silêncio do educador que aceita tudo calado! Sou contrária a subserviência que anula e agride! Sou contrária à beleza da educação e na igualdade dela, quando sabemos que as diferenças entre regiões com suas culturas e aprendizagens vivem não poderão ser igualadas! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

INSTAGRAM FEED

@aylablogueira