Violência Doméstica...


Cresce disparadamente o índice de violência contra a mulher. Casos, acasos, verdades que doem e que causam indignação. Durante minha tenra idade, convivi com casos de violência doméstica, vi o que um homem é capaz de fazer com uma mulher e vi mais indignada, as incontáveis vezes que esta mulher perdoou ele. 
Confesso, me causou horror aos 06 anos de vida, um homem usar de sua força bruta, desferindo golpes, arrancando tufos de cabelos, enfiando a cara de sua companheira dentro de uma bacia cheia de água. É feio, é apavorante. Eu? Nada fiz, porque era uma vizinha, e se alguém devia fazia alguma coisa, seria ela. E como incontáveis vezes ele a agredia, ela saia de casa, ele pedia perdão e ela voltava; é porque ela queria “viver” naquela "vida". 
Incrível mesmo passados tantas décadas, a cena é viva em minha cabeça, ainda escuto o punho fechado indo em direção ao rosto dela, ainda escuto os gritos de socorro dela, e ninguém fez nada (enquanto eu me segurava ao galho de árvore, me tremendo de medo, que ele me visse e me agredisse também). 

Perceberam que as desculpas para os agressores e para as agredidas, são bonitas? 
Frases comuns dela:
- Se eu deixar ele; vou viver de que? 
- Eu só estou com ele por causa de meus filhos; 
- Ele só fez uma vez, nunca mais fará (pra mim a pior de todas, porque se aconteceu uma vez, tem 99% de acontecer outras vezes); 

Frases comuns dele:
- Foi dessa vez, prometo nunca mais levantar a voz para você novamente; 
- Eu estava bêbado/drogado não sabia o que estava fazendo; 
- Eu te amo e não sei viver sem você (e meus filhos); 

A violência doméstica é um ciclo (vicioso) de sedução-agressão-desculpa-sedução-agressão-desculpa... Se foi agredida uma vez, não espere a segunda vez, afaste-se do agressor o quanto antes. Não jogue a agressão no vácuo, não faça de conta que nada aconteceu. Agressão verbal é tão ofensiva quanto a física, a diferença é que ela não deixa marcas no corpo. 
Ame-se! Respeite-se! Respeite seus filhos!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

INSTAGRAM FEED

@aylablogueira