O PAÍS DO JEITINHO...

Imagem: google.com


Brasileiro...????
É gente fina, é gente da gente, são guerreiros e não fogem da luta... Palavras lindas e de impacto, mas nada mais somos que um amontado de mentiras. Somos sim um país dos jeitinhos... Quantas vezes não escutamos a frase: “dei um jeitinho e consegui...” ou “tinha um amigo que conhecia uma pessoa lá e deu um jeitinho pra mim...” ou “se não fosse meus contatos, isso não teria conseguido...”! Claro que eu, você e tantos outros brasileiros já falamos ou agimos assim e aí pergunto: isso não é corrupção? Os nossos jeitinhos ao invés de nos causar vergonha, nos causam alegrias (ou estou mentindo)?
A moda no nosso país é ir às ruas protestar por político corrupto. Levam nariz de palhaço, panelas, fazem algazarra, pobres misturam-se aos de classe média e os ricaços, ficam olhando tudo das sacadas dos seus apartamentos, rindo das manifestações (já pensou sobre isso)? Os que dão “apoio moral” são os mesmo que ao dirigir alcoolizado e pego em blitz, mostram suas identidades de “você sabe com quem está falando”? Geralmente são juízes, advogados, doutores, delegados, desembargadores... Ai este tal poder que está acima das leis é que me enoja neste “jeitinho brasileiro”, porque as leis meus caros, tem cara e crachá no país de “ordem e progresso”.
Afirmemos: Somos corruptos! Apontamos o dedo para os que governam este país, no entanto, gostamos de levar vantagem, deixamos aflorar nossa arrogância ao conseguir algo difícil, gostamos de ferir o direito do outro, gostamos das brechas que encontram para nós... Somos corruptos de migalhas e se lá estivéssemos (dirigindo o país) seríamos corruptos do poder! A exemplo: uma empresa chega pra você e diz: "me faça ganhar a licitação que lhe dou 30% do valor..." E aí você não faz? TEM CERTEZA??? VAI NEGAR?? Ah tá, amanhã vem mais cedo com outra mentira...
Ser poderoso faz bem ao ego, conseguir algo pelo jeitinho nos dá prazer (ou estou novamente mentindo)? Por favor, não seja hipócrita; isso é mais nojento ainda... Você gosta do “jeitinho brasileiro” porque já usufruiu e usufruirá se tiver novas chances!
Quando nos colocamos diante da culpa é louvável, mas quando corrompemos e ainda assim, afirmamos que não, isso sim é pior...! Para exigir dos outros é fácil, agora passe a exigir de você! Viva sem os jeitinhos e pare de ser arrogante!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

INSTAGRAM FEED

@aylablogueira