VIOLÊNCIA URBANA X JUSTIÇA

Violência urbana. Por que acontece? Seria por falta de infraestrutura? Seria por falta de lazer? Seria precariedade ou insuficiência de trabalho? Seja qual for o fator, o Brasil cada vez mais apresenta em suas metrópoles altos índices de violência.
Parece que todos ficaram malucos, já que não se preocupam com pessoas inocentes. É uma guerra insana que deixa feridos por onde passa!
Não acredito que a violência tenha seu alicerce somente na pobreza, caso contrário; não veríamos em São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e outras capitais, tendo os maiores índices de violência urbana do país! 
Às vezes, quando silencio, me pergunto, onde traficantes conseguem armas poderosas, com "uso exclusivo as forças armadas". Seria o crescimento do tráfico de drogas, um dos grandes fatores para as elevadas taxas de homicídio? É tanto acertos de contas e posses de favelas, que as mortes nem são mais pontuadas.
Como se não bastasse tudo isso, temos: brigas no trânsito, em bares, nas ruas que muitas vezes, termina em morte, porque existe alguém com uma arma de fogo ou arma branca.
Fatores como valores sociais, culturais, econômicos, políticos e morais são constantemente copiados de países do primeiro mundo, só que esquecem que nós não somos potências e, portanto, não temos condições de equipararmo-nos a eles. Nossas leis são cheias de brechas, nossos policiais nem de longe podem ser comparados com a CIA ou FBI. Em contrapartida, são copiados e muito bem as violências expressas em filmes, novelas e minisséries.
Ora, se os nossos governantes, que são os representantes do povo, se digladiam com palavras e ações vis, por que então os que estão à margem da sociedade não podem também demonstrar seu poder? Virou banalidade assaltos, assassinatos, estupros, pedofilia, incesto... Tudo isso, repito, porque a lei nesse país é branda, lenta e seletiva e o sistema carcerário é inoperante.
Onde vamos parar? Já contaram quantos gritos de justiça já foram feitos? Quantos pedidos são chorados entre os cidadãos indefesos e vítimas dessa tal violência urbana? Enquanto isso, ficam também impunes os mensalões, os desvios de verbas federais, estaduais e municipais.
A incompetência administrativa, as torturas de policiais contra cidadãos inocentes... Enfim, por ser o Brasil um país de contraste, podemos perceber que a lei não é aplicada de igual para igual. Somos um povo feliz, mas que sente na pele todos os dias a violência expressa nas ruas e nada pode fazer, além de clamar por JUSTIÇA!!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

INSTAGRAM FEED

@aylablogueira