DUO CUM FACIUNT IDEM, NON EST IDEM

Já dizia Arthur Schopenhauer:duo cum faciunt idem, non est idem (quando duas pessoas fazem o mesmo, não é o mesmo); então por que as pessoas têm outras como exemplo de vida, como espelho ou como um líder que devem seguir à risca? Como desejar ter como modelo alguém, se as personalidades são diferentes? Como desejar ter alguém como espelho, se não vivemos seus problemas? Como seguir à risca um líder, se não somos o que ele é?
Acho estranha essa relação adversa! Será que muitos desejam ser outra pessoa, por fraqueza de caráter? Ou porque dessa maneira, conseguem fugir de sua própria insatisfação? Não seria mais fácil construir sua vida, pautada em fracassos e sucessos? Não seria mais digno, resignar-se com sua situação, pelo que é, e não pelo nível de puxa saco? Não seria indolor, reconhecer seus defeitos e qualidades, e assim, buscar seus próprios objetivos?
Eu sei que existem inúmeras pessoas que dizem por aí que eu gosto de aparecer! Felizmente, tenho que dizer a essas pessoas, que eu não preciso aparecer, porque essa sou eu, sem disfarces, sem máscaras e sem anonimato! Não preciso seguir a opinião de ninguém, porque já tenho minhas opiniões formadas. Não preciso me misturar com pessoas que pré- estabelecem conceitos, sem conhecer realmente quem sou e o que represento! Não sigo à risca, regrinhas fúteis e sociais, só porque desejam, porque estou num patamar mais elevado de compreensão.
Você deseja ser igual a outra pessoa? Deseja ter os mesmos sonhos? Deseja seguir os mesmos caminhos? Deseja seguir os mesmos riscos? Deseja os mesmos afagos? Deseja as mesmas lágrimas? Você realmente deseja a vida do outro? Desculpa, isso para mim tem outro nome: Cobiça! E esse pecado capital é tão ridículo nos dias atuais, que me deixa enojada!
Siga seu caminho. Lute por seus sonhos! Busque sua própria linha de raciocínio. Seja mais coerente com você! Vale realmente a pena você ser igual ao outro? E no fim, qual a vida que você viveu: a sua ou a do outro? E no fim, quais sonhos foram esquecidos? Os seus ou o do outro? Já pensou nisso?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

INSTAGRAM FEED

@aylablogueira