O Brasil não presta, mas e os outros países?

Temos uma mania incrível de comparar o Brasil com países de primeiro mundo, principalmente se a pessoa é viajada e já conheceu incontáveis lugares e culturas. Mas, fico me perguntando, o porque de dizer que somos isso e aquilo, que em tal lugar o ensino é assim, que em tal país, a educação é exemplar, que é aqui deveria ter infinitas coisas. Até aí, está tudo muito bem, fica tudo muito bom, até percebemos que quem manda e desmanda me nossas leis é exatamente o político!
Em contrapartida, lendo livros e reportagens sobre outras culturas pelo mundo afora, eu me deparo com notícias chocantes, a exemplo: na Índia, bem como no Paquistão e na China, o infanticídio e o feticídio femininos são amplamente praticados. E no Brasil? Imagina aí eu num país desse? Nem as cinzas tinham sobrado.
Outros exemplos: Até 2008, o Talibã havia destruído mais de 150 escolas para coibir a educação feminina. Imagina a educação desse país? Em Mali as mulheres tem seus órgãos genitais mutilados. Que cultura é esta, já se imaginou numa situação dessa? E para finalizar por que será que a República Democrática do Congo foi colocada como "a capital mundial do estupro"? 
Será que desejamos ser iguais a esses lugares? Cada lugar tem seus lados positivos e negativos, claro; quer dizer que queremos copiar somente as coisas boas e as demais é para serem esquecidos? Então podemos considerar que a gente também pode ser copiado nas coisas boas e podem deixar de lado; o analfabetismo, a violência urbana, a insegurança, a falta de saúde.... etc?
Um dos nossos defeitos é sempre desejarmos o que não temos, cobiçando as coisas alheias, ao invés de tentarmos mudar a nossa realidade....! Se cada um de nós, contribuísse positivamente por um país melhor, não estaríamos vivendo esse sufoco!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

INSTAGRAM FEED

@aylablogueira