INFÂNCIA X 39 ANOS


Ah, minha infância. Minha boa e inesquecível infância. Hoje eu estava rememorando e comparando algumas coisas do passado e do presente. Quando tinha 07 anos (1982), lembro que mãezinha pedia para eu fazer as compras em retalhos: uma quarta de açúcar; uma quarta de arroz; meio pacote de macarrão; uma caixa de fósforos, meio quilo de galinha, meio quilo de farinha, um quarto de rapadura. Esses são alguns exemplos, quando correndo ia para a “bodega” fazer as compras do dia. Naquele período não existiam sacolas plásticas; o “bodegueiro” colocava as porções enroladas em papel de embrulho (mas enrolava de tal jeito que não derramava um grão de nada).
Hoje compro tudo em garrafas descartáveis, em sacolas plásticas, em quantidades e diversidades incomparáveis. Pego o carrinho e saio pelo supermercado, escolhendo o produto que me agrada... Bodega? Raramente vou a bodegas! Comprar a retalho? Quem falou que isso acontece? Hoje tudo é comprado embalado à vácuo, vem dentro de latas, vem de toda forma, menos vendido no retalho!
Fazendo um paralelo, eu vejo o quanto minha vida mudou. Claro, que minha família não é de classe média, estamos na linha da classe baixa, moramos na periferia, mas hoje eu posso comprar o que tenho vontade, posso ir a restaurantes, posso ir ao salão de beleza, posso me dá ao luxo (dentro de minhas condições financeiras) de realizar os meus gostos pessoais e também os gostos pessoais de minha pequena família (principalmente do meu sobrinho Marcus Vinícius). 
Isso é bom, gente! É bom para a auto-estima. Muitos podem falar que não sou ambiciosa (isso é verdade). Eu poderia hoje estar num lugar diferente, convivendo com pessoas de outras culturas, mas a que preço? Até onde vale a pena a ambição? Alguns dizem que eu poderia estar em algum cargo importante (Será que eu tenho essa capacidade?). Outros falam que estou desperdiçando minha inteligência em Camocim. Mas, apesar dos pesares, eu amo esta terra. Ser filha de Camocim tem seu lado positivo e negativo, como todos sabem. Mas, o que na vida não tem seu lado positivo e negativo? Isso faz parte do equilíbrio! Concordam?
De retalhos e quilos, vou ficando por aqui!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

INSTAGRAM FEED

@aylablogueira