DEPRESSÃO...

-->

Existe uma tal de depressão, que Deus me livre dela. Infelizmente tenho uma amiga que está vivenciando esta fase. É coisa de ver minha amiga de olhos cansados, sem vontade de comer, sem vontade de sair para lugar algum.
A depressão por muitos é chamada de transtorno depressivo maior, onde o período dos sintomas nunca é inferior a duas semanas. Ter depressão não é sinônimo de tristeza; tristeza todos nós temos, já a depressão atinge uma média de 20% da população do mundo, ocorrendo principalmente em mulheres.
Se em algum momento de sua vida, você não sentir prazer em executar suas tarefas diárias; se, se sentir desanimada durante muitos dias; se ficar fadigada constantemente; se estiver com insônia ou dormir demais; se vez em quando sentir vontade de morrer; se não conseguir se concentrar; fique alerta e procure urgente um especialista na área.
Por experiência (não própria), eu sei que geralmente quem tem depressão não quer que as pessoas mais íntimas saibam o que está acontecendo; trancam-se dentro de uma redoma impenetrável e negam-se que estão doentes. Quais seriam as causas da depressão? Tantas: stress do dia a dia; rejeição; solidão; má alimentação; problemas familiares; preocupação exacerbada; drogas... Inúmeras e incontáveis causas que vão acumulando e num belo dia, explode!
Mas ninguém está neste mundo sozinho. Quem tem depressão, por mais difícil que seja, necessita antes de qualquer coisa, curara-te! Não depende de ninguém, a não ser da própria pessoa! Agora quem pensa que depressão é coisa de gente fresca ou que não existe, abra o olho! Criticar não é a solução de problemas, dá a mão é a melhor solução.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

INSTAGRAM FEED

@aylablogueira